segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Este ano, novos cursos de Televisão e Novas Mídias


ESPECIALIDADE DE TELEVISÃO
E NOVAS MÍDIAS
CICLO LETIVO 2012-2015. FECHAMENTO DA CONVOCATORIA 30 DE MARÇO

A Escuela Internacional de Cine e TV de San Antonio de los Baños (EICTV) é considerada como uma das instituições mais importantes de seu tipo no mundo.
Desde 1986, milhares de profissionais e estudantes provenientes de mais de 50 países converteram a Escola em um espaço para a diversidade cultural, de alcance multinacional, melhor descrito como Escola de Todos os Mundos.
A EICTV segue ampliando seus horizontes educativos através da criação de uma nova especialidade: Televisão e Novas Mídias (TV e NM), a qual será oferecida a partir do ciclo letivo 2012-2015.
A nova especialidade de TV e NM é o resultado natural do crescimento e enriquecimento nos últimos anos da área de televisão da EICTV.

Por que agora?
A EICTV busca com esta especialidade complementar sua alta experiencia e qualidade cinematográfica no âmbito da televisão e as novas mídias com uma perspectiva internacional.
A televisão é o meio mais próximo dos cidadãos e sua transformação digital a converte agora em um dispositivo em expansão que integra novidades tecnológicas como a emissão multiplataforma, la interatividade, a alta definição ou num futuro muito próximo a transmissão estereoscópica.
Vista de maneira continental, a televisão se encontra neste momento em meio a uma profunda transformação. Graças ao ressurgimento de políticas culturais e leis de meios na região que indicam o fomento dos conteúdos valiosos e de inclusão, a Tv e as novas mídias são uma ferramenta de comunicação fundamental para integrar culturas e conhecimentos.
A especialidade de TV e NM da EICTV, se adiantando ao futuro, é criada com a finalidade de dar resposta às necessidades de agentes especializados em comunicação transmídia que começou a demandar a sociedade digital e se estabelece sobre a sólida base de 25 anos de experiência de contar historias que pertencem a nossas culturas com base na diversidade e no humanismo.
Entendemos que é urgente e necessário formar produtores e diretores com novo perfil, dispostos a atender com solvencia e compromisso à demanda de conteúdos de qualidade para a televisão e as novas mídias.
O plano
Sempre colocando como pilar a formação humanística dos estudantes que caracteriza a Escuela e faz dela um local de vanguardia e de utopias levadas à realidade, esta especialidade terá três aspectos inovadores:
·         Vinculação às empresas e indústrias televisivas de Iberoamérica.
·         Laboratório experimental dos novos formatos e narrativas televisivas.
·         Inserção dos estudantes em canais de televisão da região.
A especialidade se estrutura em uma duração de três anos, divididos da seguinte maneira:
·         Primeiro ano de Polivalência
·         Um ano de cursos e oficinas teórico práticas.
·         Meio ano de práticas tuteladas em uma empresa ou televisora associada com tutorias através de educação a distancia via correio eletrônico.
·         Meio ano para a realização da tese de graduação.
Com esta especialidade, a escola propõe formar profissionais com capacidade de liderança, direção e coordenação que possam desempenhar-se em emissoras de televisão. Seu currículo contará com uma formação técnica que responde à filosofia da escola relacionada com o "saber fazer".
Não obstante, seu principal valor será a capacitação profissional de alto nível e de caráter diferencial com respeito às ofertas formativas existentes: reduzido número de pessoas por curso, somente 6; um professorado procedente de todo o mundo, en sus maioria profissionais em atividade; sinergias com oficinas específicas das outras especialidades muito consolidadas após vinte e cinco anos de formação.
Perfil dos egressos
·         Produtor criativo com capacidade de desenvolver e conduzir projetos para o mercado profissional de televisão e de novas mídias.
·         Diretor de produtos para a televisão e as novas mídias audiovisuais.

Nossos objetivos
·         [Criação] Formar produtores/realizadores com capacidade e critério para gerar tanto projetos como formatos para a televisão e as novas mídias.

  • [Ética profissional] Desenvolver a consciência crítica em torno à concepcção dos produtos audiovisuais de difusão massiva.
  • [Compromisso] Explorar estéticas e narrativas televisivas que representem com maior fidelidade  às diversas sociedades e culturas às que se dirigem.
·         [Formação] Implementar novos modos de formação com base em formatos para ganhar na velocidade e flexibilidade de produção dos estudantes.

·         [Gestão] Estabelecer uma rede de contatos com as televisões de todo o mundo beneficiando em sua incorporação ao mercado de trabaho, tanto aos egressos nesta especialidade como a todos os egressos da escola em suas diferentes especialidades.

·          [Inovação] Situar à EICTV em um nível de referência internacional no estudo das novas mídias assim como no uso das novas tecnologlas associadas à rede.

·          [Rede] Criar uma rede de canais de televisão da Iberoamérica vinculados à especialidade e à EICTV.

·          [Empresa] Capacitar os estudiantes como renovação geracional de diretivos e gestores da televisão.

FECHAMENTO DA CONVOCATORIA 30 DE MARÇO

Xaime Fandiño
Chefe de Cátedra

Fabián Zampedri
Coordenador de Cátedra

Omar Rincón
Assessor da Especialidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário